Páginas

domingo, 8 de março de 2009

O Dia da mulher...
Hoje recebi um grande número de mensagens referentes a esta data, cuja comemoração faz sentir-me orgulhosa pela condição de assim ter nascido, mas ao mesmo tempo faz-me refletir sobre várias questões latentes.
Desde o nosso nascimento, nós mulheres ouvimos coisas do tipo: "vai pilotar fogão", "mulher no volante, perigo constante"... o que de imediato nos remete a uma explicação: o machismo.
E assim, homens e mulheres vivem uma verdadeira guerra dos sexos. Quem é melhor: o homem ou a mulher? E tal questão é incentivada também pela mídia, quando em singelos e ingênuos títulos de artigos insinuam que ainda as diferenças entre sexos são óbvias e imutáveis.
Entrentanto, na condição de educadora e não feminista, acredito plenamente na igualdade entre os homens, que dotados de inteligência e criatividade, transformaram o mundo desde os primórdios dos tempos. At é mesmo nas tribos do período neolítico, haviam divisões de tarefas para facilitar a organização de seu cotidiano, e de fato, os homens tinham muito mais força para caçar do que as mulheres, não porque elas não teriam capacidade de fazê-lo, mas sim por uma questão prática de divisão de habilidades.
E assim perdura até hoje. Quantas mulheres ainda preferem ficar em casa, ou quantas temos nas oficinas mecânicas, ou quantas de nós somos caminhoneiras... E não é por uma questão de machismo.
Quem vive tendo que provar as suas competências acaba esquecendo de cumprir com os seus deveres.
Se eu amasse tanto as mulheres, de fato, não estaria casada com um homem o qual admiro muito principalmente por me completar.
Se hoje comemoramos o dia das Mulheres, homens também lutaram e aprovaram para que hoje pudéssemos brindar a este dia. E se hoje ainda comemoramos este dia, é para que nós mulheres repensemos em tudo o que foi construído, o que foi desconstruído, e como está a nossa imagem em dias atuais.
Homens e mulheres são diferentes, assim como mulheres são diferentes e homens são diferentes entre si. Somos todos uma soma de valores, e quando todos perceberem isso, resolveremos os nossos problemas de maneira muito mais prática e civilizada.
Obrigada aos homens que nos respeitam todos os dias, não só em 08 de março, e mulheres que tem a sensibilidade para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Enfim, parabéns a todos que sabem o verdadeiro valor do respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário